sexta-feira, 8 de maio de 2009

Abelha, carneirinho

Para Carmén,
mando pranas.
Vou mostrando como sou
E vou sendo como posso
Jogando meu corpo no mundo


Luiz Galvão e Moraes Moreira em Mistério do Planeta. Canção lançada no ano de 1972 no álbum Acabou Chorare, dos Novos Baianos, interpretada por Paulinho Boca de Cantor com solos de guitarra de Pepeu Gomes e demais integrantes da A Cor do Som na percussão e baixo.

Mais zazauêra impossível. Não, pensando bem, é possível, na própria Acabou Chorare:

Acabou chorare, ficou tudo lindo
De manhã cedinho (...)

Talvez pelo buraquinho, invadiu-me a casa, me acordou na cama
Tomou o meu coração e sentou na minha mão (...)

Abelha, abelhinha...
Escondido faz bonito
Faz zum zum e mel

Inda de lambuja tem o carneirinho, presente na boca
Acordando toda gente, tão suave mé, que suavemente (...)

Abelha, carneirinho...

Mas pra tentar fugir daquele pensamento lugar-comum de que bom mesmo era antigamente (e em termos musicais esse antigamente fica mais ou menos ali em 1972 mesmo, ou 71, pelo menos eu acho e sei que Johnny White concorda), olha o zazauerismo de Tatá Aeroplano, do Cérebro Eletrônico – entre outros projetos ótimos, em Portal dos Sonhos, que está no álbum Pareço Moderno:

Abrirei as portas dos sonhos
recomeçarei tudo de novo
relerei Alice no País das Maravilhas
pegarei o Yellow Submarine
e visitarei Penny Lane
brincarei com o espantalho e o homem de lata

Ta aí, uma boa viagem
Ta aí, uma longa viagem
Ta aí, uma louca viagem

Abrirei as portas dos sonhos
recomeçarei tudo de novo
relerei As Reinações da Narizinho
voarei num objeto não identificado
e visitarei Mr. Apple
caetanaves de um carnaval maluco beleza

Vai, bate no tambor
vem viver a simplicidade

Ta aí, uma boa viagem de [ins]pirações setentistas. Tatá, que conheço de outros carnavais malucos beleza, muitas vezes só parece moderno mesmo. Esse finalzinho, com um tambor super ra-ta-tá, dá muita vontade de sair dançando e rodando a saia longa e florida no campo da casa que eu quero no campo.

Enfim, as comemorações dos meus 30 anos (sim, sou orgulhosamente nascida na década de 70, viva!) vão começar na próxima sexta no Studio SP, dançando e rodando um pouco com Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro.



P.S. Pesquisando um pouquinho pra escrever este post, achei esse outro sobre o LP Acabou Chorare – com muito mais conteúdo, aliás. Se quiser saber mais, dá uma passadinha lá: http://deseptemartibus.blogspot.com/2009/04/acabou-chorare-novos-baianos_10.html.

10 comentários:

  1. O Google tá demais hein?!

    Mais zazauêra do que a Elis cantando Casa no Campo, do Tavito e do Zé Rodrix: eu quero cabras e vacas pastando solenes no meu jardim...

    Maravilha, (Mini)saia de mim. Como diz a Flávia Mafra - adorei o bloguete!

    Bjos.

    Dudu.

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim, carneiros, abelhinhas, cabras, vacas, todo o pessoal pastando bem solene. Adoooro.

    Adorei também a estreia dos comentários no bloguete!

    Beijo,
    Nana

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana!

    Adorei as relações que fez nessa postagem! Recentemente vi na Tv o Cérebro Eletrónico, o Jumbo Elétrico e outros projetos [O Tatá não se cansa, rs]...

    Enfim, apareça mais vezes no meu blog. Adorei a tua visita e espero que seja a primeira de várias...

    Abraço,

    Sofista Minimus.

    ResponderExcluir
  4. Eba, mais uma visita e um comentário!

    Obrigada, Sofista!

    Voltarei outras vezes ao seu blog sim, sem dúvida.

    Apareça por aqui também. Por enquanto o blog tá mini, mas a idéia é ir aumentando a saia até ela ficar bem hippie.

    Um abraço,
    Nana.

    ResponderExcluir
  5. Oi...
    cheguei até aqui via Sofista...rsrsrs...
    Desejo-lhe sucesso com o blog, começou muito bem...Novos Baianos é a mais pura postura do desbunde setentista.
    Ah...apareça uma hora no Boteco dos Bloggers, projeto de uma turma de bloggers malucos - e aí me incluo - o link segue abaixo. A gente se vê por lá.
    Abração.
    http://botecodosbloggers.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Big Clash, o cara do desbunde!

    Prazer em recebê-lo! Gostei tanto do "resgate" do desbunde que coloquei como marcador da postagem, você viu?

    Adorei o Boteco, assim como o Fuxucamarimbondo - aliás, que nome ótemo! Mas não é só o nome... O conteúdo é demais! Virarei freguesa.

    Abraço,
    Nana

    ResponderExcluir
  7. Vi sim Nana...termo datado, né?Mas dentro daquele contexto, uma atitude bacana.
    O Fuxuca é em homenagem a uma época, um lugar e um monte de amigos dos quais alguns não vejo a anos.Já o boteco é uma confraternização virtual muito legal...Nos próximos dias vou postar alguma coisa por lá ainda sobre o desbunde...e aí a rodada será por minha conta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana,

    Voltarei, outras vezes, como agora, rs...

    Tentarei acompanhar a confecção da saia, o meu blog, também está no início, e um certo tempo cem pc estão me atrapalhando, mas hoje mesmo penso em postar coisas lá...

    Abraço,

    Sofista Minimus.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sofista!

    Agradeço a visita e a disposição para "acompanhar a confecção da saia" - adorei a expressão!

    Como pretendo que a saia seja longa, mas normalmente não disponho de muito tempo para as "artes manuais", sei que o processo também será longo. O que tem um lado bom, como quase tudo... Vamos que vamos!

    Um abraço,
    Nana

    ResponderExcluir
  10. Estou na expectativa!

    Forte abraço!

    Sofista.

    ResponderExcluir